segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pré-História



Ao contrário do significado da expressão que nomeia o período inicial da história humana, a Pré-História não se trata de um período anterior à História. Este termo foi criado por historiadores do século XIX, que acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que não fossem escritos. No entanto, o período pré-histórico, conta com um riquíssimo acervo documental que relata as descobertas e costumes do homem.

PALEOLÍTICO (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, neste período o homem fabricava utensílios de pedra lascada e madeira, é um período correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios pelo homem (cerca de 2,5 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10000 a.C.).

No Paleolítico, os homens eram essencialmente caçadores, pescadores e coletores, apresentando uma economia de subsistência, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos(nômadismo). Foi o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou pedra lascada e o uso pela primeira vez do fogo.
Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas são aproveitadas para fabricar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada.

Foi nesse período que surgiram as primeiras espécies de hominídeos, provavelmente na África. Os Hominídeos surgidos nesta época são: os Australopithecus, Homo habilis, Homo erectus e Homo Sapiens.

NEOLÍTICO (Pedra Nova) também chamado de Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra polida), é o período da Pré-História que começa em 8000 a.C..
Durante este período surge a agricultura (dominada pelas mulheres), e a fixação resultante do cultivo da terra e domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias.As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.

Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor. Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.

Neste momento deixam de usar peles de animais como vestimenta, que dificultam a caça e muitas outras atividades pelo seu peso, e passam a usar roupas de tecido de lã, linho e algodão, mais confortáveis e leves.

IDADE DOS METAIS foi o período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos. O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil. Com o uso de forjas e foles, a metalurgia melhorou e se diversificou, atingindo o ferro, um dos metais que necessita de técnicas mais aprimoradas para ser aproveitado, pois requer uma temperatura muito elevada para a sua fusão. O ferro era usado principalmente para a fabricação de armas.

As esculturas também foram bastante comuns no período e eram feitas de barro com moldes de cera.

Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram se desenvolvendo. Algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra e outros grupos. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais significativas civilizações da história da humanidade.

A Idade dos Metais ocorreu na pré-história no período neolítico, onde iniciou-se a fabricação de armas e o surgimento da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário